Nunca se falou tanto de autoestima! Mas você sabe o que é a autoestima? Alguns acreditam que a autoestima está ligada apenas a imagem corporal, estética. Porém vai mais além da relação com o corpo, a autoestima é amor-próprio, são crenças que você tem sobre si mesmo(a).
Segundo a autora Brené Brown (2013); “um sentimento de amor próprio significa viver plenamente, cultivando a coragem, compaixão e vínculos saudáveis, se reconhecendo vulnerável, e com suas imperfeições, sua coragem e seu valor, sendo merecedor de amor e aceitação.
O amor próprio é uma forma de aceitação, compreender que somos seres imperfeitos, aceitar o corpo, as escolhas, os pensamentos, conseguir se perdoar. Amar a si mesmo reflete nas relações ao seu redor, faz com que amar ao outro se torne mais fácil, por compreender que temos defeitos.
A autoestima é conceituada com 4 pilares segundo o autor Walter Riso (2012):
Muitos autores conceituam que a baixa autoestima está muito interligada a alguns transtornos como: ansiedade, depressão. Pois a visão negativa sobre si e sobre os outros afetam diretamente o psicológico.
Aqui vai algumas dicas para trabalhar a sua autoestima.
O mundo está cada vez mais complexo e estar com a autoestima saudável é importante para sobrevivemos e enfrentarmos essas mudanças.
Referencias:
Walter Riso (Apaixone-se por si mesmo)
Brené Brown (A coragem de ser imperfeito)
Psicóloga atuando na abordagem Cognitiva Comportamental, realizando atendimentos com adolescentes e adultos. Atualmente atendendo no Espaço Camila Ferreira na unidade de Atibaia.