Inicialmente precisamos entender o que é a Fonoaudiologia. Fonoaudiólogo é o profissional responsável por promover, avaliar, diagnosticar, orientar, tratar e aperfeiçoar aspectos relacionados com a função auditiva, linguagem oral e escrita, voz, fluência e articulação da fala, sistema de deglutição, entre outros.
Sendo assim, qualquer dificuldade relacionada a essas áreas devem ser encaminhadas para uma avaliação fonoaudiológica.
Quantas vezes ouvimos (ou fazemos) as perguntas “Será que minha criança está atrasada em seu desenvolvimento?”, “Será que ele (a) está desenvolvendo sua linguagem normalmente?”, “ É a hora de levar para uma avaliação na fono?”
Infelizmente, as crianças não nascem com manual de instrução, cada indivíduo é único. Temos alguns parâmetros que “norteiam” os profissionais a saberem se ela está tendo um desenvolvimento adequado ou não. A aquisição e o desenvolvimento da fala seguem uma série de etapas, que podem apresentar ritmos diferentes de acordo com a criança e o ambiente no qual ela está inserida, portanto, é de fundamental importância proporcionar aos nossos pequenos um ambiente estimulador, com muita conversa, historinhas e, sobretudo valorizando sua fala.
Seguem alguns exemplos nos quais os pais devem procurar um profissional e fazer uma avaliação fonoaudiológica:
Caso você perceba algum atraso ou até mesmo perceba alguma troca de fonemas, não demore em procurar uma avaliação fonoaudiológica! Esse profissional será capaz de avaliar e perceber se realmente a criança necessita de intervenção.
Fonoaudióloga Clínica formada há 19 anos, atualmente com foco em crianças com dificuldades para desenvolver e/ou aprimorar a linguagem. Hoje atendendo no Espaço Camila Ferreira nas duas unidades.