Atualmente está muito comum a chegada de pais aflitos na clínica com queixa de que a criança já completou ou está quase completando 2 anos e ainda não fala…mas entende tudo.
O fato de a criança entender tudo é bastante positivo, antes de desenvolver a fala a criança desenvolve a compreensão, sendo assim, se ela não entendesse o que dizem a ela seria mais complicado. Porém, quando a linguagem receptiva é muito melhor que a expressiva, mesmo entendendo tudo, essa criança precisa de ajuda.
O aparecimento das primeiras palavras ocorre entre 1 ano e 1 ano e 6 meses. Aos 2 anos esperamos que a criança forme pequenas frases, com 2 palavras, como: “quer tetê”, “dá água”. Se com 2 anos ela ainda não fala ou tem um repertório com menos de 15 palavras, isso já é considerado um atraso de fala. Precisa passar por avaliação com um fonoaudiólogo.
Será que é autismo? Apraxia de Fala? Qual o diagnóstico? Apenas com a avaliação e o acompanhamento será possível identificar, nem todo atraso é autismo ou apraxia e cada caso receberá uma intervenção específica, de acordo com as necessidades da criança (em alguns casos é necessária uma avaliação multidisciplinar).
Vale ressaltar que independente do diagnóstico, quanto mais precoce a avaliação e a possível intervenção, melhor será o desenvolvimento da criança. Portanto, caso esteja com dúvida ou precisando de orientação, procure um Fonoaudiólogo.
Fonoaudióloga Clínica formada há 19 anos, atualmente com foco em crianças com dificuldades para desenvolver e/ou aprimorar a linguagem. Hoje atendendo no Espaço Camila Ferreira nas duas unidades.