Já percebeu que a maior parte do tempo estamos pensando sobre algo que já aconteceu ou preocupados com as coisas que nem aconteceram ainda?
Isto revela a nossa dificuldade de nos mantermos no momento presente e quando esses pensamentos são persistentes e pessismistas, influenciam diretamente nas nossas emoções e a forma de olhar o mundo.
Diversas doenças são causadas por emoções mal resolvidas ou não compreendidas. Logo que pensamos em algo consequentemente sentimos uma emoção, seja ela positiva ou negativa. Desta forma, precisamos reparar na qualidade dos nossos pensamentos, principalmente se estamos baseando na realidade ou não.
Muitas pessoas queixam-se de ter pensamentos acelerados, muitas vezes negativos e pessimistas que ficam em um ciclo vicioso na nossa cabeça, pensando e criando diversas possibilidades de que, algo ruim pode acontecer.
Então, como lidar com esses pensamentos persistentes e suas emoções? Questionando-se.
Quando nos questionamos, conseguimos buscar soluções baseadas na nossa realidade e assim conseguimos voltar o foco para o aqui e agora. Coloque em prática estas duas perguntas no seu dia a dia:
1 – Qual a chance de isso ser verdade?
2- Qual a chance disto realmente acontecer?
Atente-se aos seus pensamentos e emoções, questione-se sobre os pensamentos que te causam mal estar, assim você não permite que pensamentos catastróficos tomem conta das suas emoções. Praticar essa ação, faz parte de aprender a ter autocontrole, ajudando a trazer alivio e compreensão no seu dia a dia.
Gabriela formada pela Universidade UNIFAAT de Atibaia. Psicóloga Cognitiva Comportamental realiza atendimentos para adolescentes e adultos. Faz atendimentos on-line e presenciais. No ECF atualmente atende na unidade Atibaia.
2 Comments
Ludar com os pensamentos é tão difícil, estou procurando melhorar a cada dia.
Barbara você tem toda razão não é fácil lidar com os pensamentos principalmente os negativos, mas procure se observar a cada dia e assim e assim melhorando a cada dia.