Medo, insegurança e ansiedade estão em destaque nesta pandemia de covid-19, pois tirou todos nos da sua rotina, nos adultos estamos nos reinventando, sem contar nas preocupações com saúde e economia.
Imagine as crianças, é preciso entender como lidar com elas na quarentena!
Os pais precisam, mais do que nunca estar atentos às necessidades dos filhos, é necessário auxiliar na execusão das tarefas escolares como na parte emocional. O momento é de cuidar do emocional da família.
Existe uma nova realidade na relação entre pais e filhos, manter os filhos ocupados em casa tornou-se um desafio para todos, onde é preciso muita criatividade e jogo de cintura.
Criar uma rotina nesse período é fundamental, assim ocupamos o tempo de forma atrativa, sem contar que a quarentena pode ser a oportunidade para pais e filhos realizarem atividades juntos.
Pensando nisso, separamos uma série de brincadeiras e atividades para manter o seu filho entretido e aproveitar para estreitar os laços familiares.
Reviver os álbuns de família sempre foi divertido, além de unir a família com boas lembranças, podemos revelar fotos atuais e mudar ambientes da casa.
Selecione fotos e monte a arvore da sua família. Ensinar sobre o valor da família, além de lembrar de todas as pessoas especiais para você.
Não precisa de muito para a brincadeira acontecer, alguém começa a história e o próximo precisa continuar improvisando com imagens ou objetos que estiver na mesa. Para ser divertido deixe a criatividade e a imaginação rolar.
Essa brincadeira as crianças adoram! O papai ou a mamãe começa um desenho no papel e entrega para o filho continuar. Depois ele te devolve o papel para você terminar, até que juntos completam o trabalho. O ideal é que cada um use uma cor para assim enxergar a contribuição de todos no resultado final.
Por melhor que seja a sua noção espacial, nessa brincadeira os resultados são sempre surpreendentes. Para essa atividade você vai precisar de um lenço para vendar os olhos, definir um tema para desenhar sem olhar.
Essa é uma atividade antiga, mas é ótima! Você e seus filhos precisam desenhar sem tirar o lápis do papel.
Fazer um mapa da sua casa, no desenho coloque todos os ambientes e os móveis, como se estivesse vendo de cima.
Nesse dia a refeição será em um local diferente da casa, onde todos estarão convidados e o cardápio pode ser escolhido entre todos.
Fazer bolos, pão caseiro com a ajuda dos filhos. Faça com que eles separem os ingredientes e coloquem a mão na massa.
Ajude as crianças a montar com lençol e grampos de roupas, barbantes e almofadas a sua barraca. Além de se divertir podem passar uma noite juntos e diferente.
Aproveitar esse período para separar roupas e brinquedos que não usam mais, ensinar as crianças que pequenas ações beneficiam a vida de outras pessoas, principalmente de crianças que vivem com menos.
São tantos que garantem a diversão de gerações: Stop, Forca, amarelinha, tira varetas, banco imobiliário.
Mostrar as músicas e looks que voe ouvia na sua adolescência, pergunte a opinião e procure por um gosto musical em comum.
Fazer a cápsula do tempo, colocar objetos, fotos e algo que for importante para a família, fechar e abrir daqui 5 anos.
Maratona de atividade física.
Maratona de séries e filmes.
Sabemos que não esta sendo fácil, mas temos a oportunidade de passar esse período juntos!
Psicóloga formada há 13 anos pela Universidade Guarulhos, em 2002 iniciei na área de Gestão de Pessoas, tive a oportunidade de conhecer grandes empresas. Na área clinica minha abordagem é a Cognitivo Comportamental, realizei especialização na área e realizo atendimento individual e em grupo para crianças, adolescentes, adultos e orientação de pais.