O tema vem ganhando notoriedade ultimamente, cada vez mais ouvimos falar de episódios delicados envolvendo a saúde mental de adolescentes.
A Depressão no adolescente pode ocorrer por diversos motivos:
Algo importante a entender disto é que, muito do sofrimento destes jovens são reflexos da falta de cuidados voltados a saúde mental da geração anterior, os cuidados necessários à saúde mental vem ganhando espaço recentemente após muitos acontecimentos chocantes a população.
Assuntos como bullying (fator relevante quando se fala no tema) por exemplo não faziam parte do repertório a ser discutido entre jovens e adultos alguns anos atrás, grande parte da geração anterior ainda acredita que falar de bullying é besteira, não conseguem entender o peso deste tema, nem ao menos perceber as consequências que ele acarreta.
Quando um jovem está em sofrimento é fundamental que ele entenda que é possível confiar em alguém, seja para dividir sua angústia, seja para relatar uma agressão ou um abuso, seja apenas para compartilhar as mazelas do dia a dia, estar junto de adolescentes é entender que às vezes se fez necessário apenas ser um bom ouvinte, as vezes orientar e as vezes estabelecer limites, todas essas coisas com a mesma quantidade de carinho.
Se um assunto não tem grande impacto para você não significa que não terá para outra pessoa, ainda mais quando essa outra pessoa está em pleno desenvolvimento físico, biológico, sexual e emocional.
Pais, escolas e terapeutas devem desenvolver um trabalho em conjunto voltado para estes jovens, procurar entender o mundo deles, o que gostam, o que deixam de gostar e assim se aproximar da realidade deles e estabelecer um diálogo, a ausência de um dos três é sentida, claro cada uma a sua maneira mas são sentidos.
O Suicídio entre adolescentes é um fato, a Depressão em adolescentes é alarmante, por isso precisamos estar atentos.
Formada em Psicologia pela Universidade de Guarulhos. Pós Graduada em Avaliação Psicológica. Atua na abordagem psicanalítica com adolescentes e adultos. Trabalhou em hospital psiquiátrico e hoje atende em consultório pacientes com dependência química e suas comorbidades.