Mindfulness com crianças: É possível?

Procrastinar: Por quê eu deixo para depois?
25 de junho de 2019
A dependência química e os cuidados com a familia.
9 de julho de 2019

Hoje vamos falar de Mindfulness uma prática que tem sido estudada e aplicada atualmente, com resultados excelentes em adultos, podendo ser inclusive para as crianças e adolescentes.

O que é Mindfulness?

Mindfulness não é nada além da concentração no momento presente, com a mente aberta e disposta a entender o que acontece em sua volta e dentro de você.

Quando você esta presente no seu trabalho, fazendo compras no supermercado, ao dirigir o seu carro, enquanto tomamos banho e comemos, ao brincar com seu filho ou lidando com as dificuldades grandes ou pequenas do seu dia a dia, sua mente não esta divagando e sim esta no seu presente momento. Dessa forma nos poupamos, por que ficamos atentos ao que realmente esta acontecendo.

Quando entramos nesse estado, ativamos todas as funções do cérebro e funções sensoriais para aquele momento que estamos vivendo.

Mindfulness é sentir o sol na pele, a água quentinha do chuveiro, o sorriso doce do seu filho! É experimentar tanto a alegria e a tristeza no aqui e agora.

Fazemos nossas tarefas como se estivéssemos no piloto automático, estamos sempre correndo, agitados com pensamentos acelerados. E perguntamos: Com essa agitação como ficam as crianças?

Nós que atuamos com a infância, recebemos com freqüência crianças com queixas de ansiedade, estresses, irritabilidade e falta de atenção, tanto em casa quanto na escola.

E por que praticar Mindfulness com as crianças?

A prática para as crianças vai de encontro de uma crescente de pais e filhos encontrar tranqüilidade física e mental, em tempos tão exigentes e competitivos.

Atualmente as crianças possuem agendas lotadas de compromissos, muitas tarefas e atividades extras.  Ao praticar as crianças aprendem a fazer uma pausa, tomar fôlego, percebendo o seu estado presente e desligando o piloto automático.

Atitudes de Mindfulness (para fazer parte das crianças e pais/cuidadores):

  • Não Julgar
  • Ser paciente
  • Ter uma mente principiante (ver as coisas como elas realmente são)
  • Confiança (em si mesmo e pensamentos)
  • Não “lutar”
  • Aceitar
  • “Deixar ir”
  • Ser grato
  • Ser generoso

Resultados de Mundfulness:

Pesquisas demonstram que a pratica tem uma relação direta com o aumento da resiliência emocional e de relações interpessoais.

  • Melhora em sintomas relacionados ao déficit de atenção e hiperatividade (TDAH);
  • Redução de sintomas de ansiedade e depressão em crianças;
  • Aumento de habilidades sociais em alunos com dificuldades de aprendizado.

E como podemos iniciar com as crianças?

Mindfulness com as crianças tem que ter um elemento lúdico, a criança não vai engajar se não tiver um objeto, uma história ou se você não for engraçado. Assim ela irá praticar de uma forma leve, sem forçar como se estivesse em uma brincadeira.

Segue algumas dicas:

  • Respiração: a criança deitada, confortável, colocamos em sua barriga um bichinho de pelúcia ou também podemos utilizar pedras coloridas. Com o movimento de subir e descer da sua respiração, vamos desenvolvendo foco e concentração de uma forma lúdica;
  • Brincadeira “Quietinho feito sapo”: junto com a criança, sentados, ficamos em posição de sapo com os pés e mãos agachados no chão. Fazemos uma contagem de respiração para ver quem fica mais tempo assim “Quietinho feito sapo na lagoa”;
  • Utilizando algo que a criança gosta de comer, podendo ser um chocolate. Fazemos o exercício de comer com calma, sentindo o alimento. Enquanto come ela vai contando que gosto tem esse alimento, quais as sensações etc.

Usando a criatividade, podemos criar várias formas de estimular a concentração plena nas crianças.

Vamos praticar!!!

Referências Bibliográficas:
Mindfulness para Crianças – Vitor Friary –Editora Sinopsys
Quietinho feito sapo  – Eline Snel – Editora Sinopsys  

Fabiana Cristina Costa Arello
Psicóloga Cognitiva Comportamental
CRP: 06/91638

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *