Segundo o Dicionário o verbo procrastinar tem por definição:
1. Deixar para depois, postergar, adiar
2. Usar de Delongas.
Atualmente temos muitas atividades a cumprir no ambiente de trabalho, em casa, e por vezes temos muitos eventos a cumprir aos finais de semana, fica até difícil escolher por onde começar.
Várias perguntas surgem em nosso pensamento: Por onde começar? O que devo priorizar? O que posso deixar para depois?
Nem sempre todas as atividades que desempenhamos no dia a dia são prazerosas, algumas nos desafiam, levam tempo para serem finalizadas, são cheias de detalhes, ou dependemos de outras pessoas para finalizar.
Nossa tendência é começar pelas mais prazerosas, fáceis, com resultados a curto prazo e que levam pouco tempo, e então vamos “empurrando” as demais.
Temos a sensação de que deixando para depois um dia se resolve, como que por mágica, mas não é verdade, a atividade ainda está lá à sua espera para ser resolvida. E pior, podemos nos esquecer dela ou até mesmo perder o prazo de entrega.
As atividades classificadas como as mais “chatas” tem sua importância, um objetivo e não podem ser negligenciadas e se não feitas trarão algum prejuízo.
Agora vale uma reflexão: O que eu tenho deixado para depois? Que atividades são importantes que não estou fazendo e “empurrando com a barriga”?
Assim que descobrir, encare todas elas como um desafio a cumprir e pense que será possível cumpri-las com eficiência.
Desenhe um plano, um passo a passo para resolver, desempenhar da melhor forma possível.
Coloque uma data para começar e uma para terminar, tente perceber quanto tempo investirá para fazer.
Se possível, faça no momento de seu dia que você esteja mais ativo fisicamente, com atenção concentrada, com disposição.
Não use desculpas, justificativas, aquelas “muletas” para não começar.
Comece agora, coragem, você consegue!
Formada há 21 anos pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Atuou durante 16 anos em empresas nacionais e multinacionais na área de Recursos Humanos concomitante com o consultório.
Atua como Psicóloga Clínica com enfoque na abordagem Cognitiva Comportamental atendendo pré adolescentes, adolescentes e adultos. Faz orientação aos pais de crianças com necessidades especiais.
Trabalha com orientação Vocacional e Profissional individual e em grupo. No Espaço Camila Ferreira vem atendendo na unidade de Atibaia.