A exaustão emocional remete a nós uma sensação de cansaço, mas será que estamos cansados? Nos perguntamos o porquê deste cansaço, desânimo e perda de motivação, será que estou deprimida? Muitas vezes questionamos nossos limites e nem percebemos que não temos tempo pra nós. O que é estar conosco e somente conosco? Hoje conseguimos ter um tempo livre ou ocupados com excessos de compromissos?
A citação de José de San Martín“Nada pesa tanto quanto o coração quando está cansado” remete sobre diversos sintomas que afetam nosso tempo e precisamos nos tornar cientes para evitarmos a expressão “o tempo passou” e buscar a felicidade. O texto abaixo traz a informação sobre a sintomatologia da “exaustão emocional” e como podemos lidar superar.
Exaustão emocional, a consequência de tentar ser forte a todo momento
A exaustão emocional é um estado atingido pela sobrecarga de esforço. Neste caso, não falamos apenas de excessos de trabalho, mas também de assumir conflitos, responsabilidades ou estímulos emocionais ou cognitivos.
A exaustão emocional não vem de um momento para outro. Trata-se de um processo que ocorre lentamente, até que haja um ponto em que a pessoa entra em colapso. Essa quebra a submerge em paralisia, depressão profunda ou doença crônica. Ocorre um colapso na vida da pessoa, porque ela literalmente já não aguenta mais.
“Nada pesa tanto quanto o coração quando está cansado”. -José de San Martín-
Embora a exaustão emocional seja sentida como cansaço mental, geralmente está acompanhada de uma grande fadiga física. Quando isso acontece, há uma sensação de peso, de incapacidade de seguir em frente. Caímos, então, em uma inércia da qual é difícil sair.
As causas do esgotamento emocional
O esgotamento emocional se origina porque há um desequilíbrio entre o que damos e o que recebemos. Aqueles que são vítimas disso dão tudo o que podem de si mesmos, seja no trabalho, em casa, no relacionamento ou em qualquer área.
Em geral, isso ocorre em áreas onde há uma grande exigência, que por sua vez, aparentemente, exige grandes sacrifícios. Por exemplo, em um trabalho onde há um alto risco de demissão. Ou em uma casa cujos membros estão cheios de problemas e exigem atenção. Também quando temos um relacionamento conflituoso ou com sérias dificuldades.
O comum é que a pessoa exausta não tenha tempo para si mesma. Tampouco recebe reconhecimento, carinho ou consideração suficiente. Espera-se que ela se “renda” o tempo todo. Como se não tivesse necessidades, ou como se fosse mais forte que o resto e pudesse aguentar tudo.
Os primeiros sintomas de exaustão
Antes que apareça a exaustão emocional propriamente dita, há algumas indicações que a anunciam. São sinais aos quais, em geral, não são dados muita importância. Se os notarmos, as medidas podem ser tomadas a tempo.
Os sintomas iniciaisda exaustão emocionalsão:
Outra solução é trabalhar para construir uma atitude diferente diante das obrigações diárias.Cada dia deve incluir horários para dedicar aos compromissos e também momentos para descansar e realizar atividades que sejam gratificantes. Devemos deixar de lado as obsessões de perfeição ou realização.
Finalmente, é muito importante nos sensibilizarmos com nós mesmos. Para isso, nada melhor do que dedicar um momento a cada dia para ficarmos sozinhos. Respirar, nos reconectar com o que somos e com o que desejamos. É fundamental desenvolver uma atitude de compreensão e bondade com nós mesmos.Caso contrário, mais cedo ou mais tarde, será impossível seguir adiante.
Provocações Filosóficas
Data da publicação: 01/08/2018
Psicóloga, mestre em ciência da saúde pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Especialista em Psicologia hospitalar e em psicologia Clínica Winnicottiana. Atende crianças, adolescente e adultos. Atualmente esta fazendo somente atendimentos on-line pelo Espaço Camila Ferreira.