Vocês já devem ter se deparado com essas duas definições não é mesmo… e aí sabem o que isso quer dizer? Será que se trata da mesma definição?
Bom antes mesmo de começar a definir o que quer dizer cada uma dessas definições, vamos primeiro entender como ocorre o processo de aprendizagem.
Levando em consideração os aspectos neuropsicológicos, que é a ciência que tem como objetivo o estudo das funções do sistema nervoso e do comportamento humano inter-relacionando a psicologia cognitiva com as neurociências, o processo de aprendizagem é resultado da recepção e da troca de informações entre ambiente e os diferentes centros nervosos, ou seja ele se inicia com um estimulo externo ambiental, e é transformada em estímulos nervosos pelo órgãos dos sentidos neste caso, um dos processos mais importantes para a aquisição da aprendizagem está ligada a noção da maturação nervosa, ou seja, acreditam que os comportamentos não podem ser externados até que seu mecanismo neuronal se desenvolva.
Dentre os aspectos mencionados acima alguns fatores são importantes para definir alterações no processo de aprendizagem: fatores ambientais tais como família, cultura e escola; e fatores relacionados a própria criança tais como fatores psicológicos, cognitivos e fisiológicos.
Bom sabendo de como ocorre o processo de aprendizagem, agora podemos definir o que são Transtornos de Aprendizagem e Dificuldades de Aprendizagem.
Dificuldade de aprendizagem é um termo global e abrangente com causas relacionadas ao sujeito que aprende, aos conteúdos pedagógicos, ao professor, aos métodos de ensino, ao ambiente físico e social da escola (Fonseca 1995). As dificuldades de aprendizagem podem estar relacionadas a fatores externos como: métodos de ensino, capacitação do professor, dificuldades de uma matéria especifica, problemas familiares; ou a fatores internos como: autoestima, ansiedade ou até mesmo a falta de motivação.
De acordo com o A Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID- 10, p.236) os Transtornos de Aprendizagem (Transtornos Específicos das Habilidades Escolares) são caracterizados por: “Transtornos nos quais os padrões normais de aquisição de habilidades estão perturbados desde os estágios iniciais do desenvolvimento. Eles não são consequência de uma falta de oportunidade de aprender nem são decorrentes de qualquer forma de traumatismo ou doença cerebral adquirida. (…) originam-se de anormalidades no processo cognitivo, que derivam em grande parte de algum tipo de disfunção biológica”. Os Transtornos de Aprendizagem compreendem então uma alteração específica tanto de leitura, como de escrita ou de matemática.
O diagnóstico geralmente é feito por profissionais como: neuropediatra, fonoaudiólogo, psicólogo, neuropsicólogo e psicopedagogo.
Então caso você se identifica ou tem alguma dúvida quanto o assunto, procure um profissional adequado pois, quanto antes identificado, melhor o prognóstico futuro.
Psicóloga Clínica atua na abordagem psicanalítica com crianças, adolescentes e adultos. Juliana é especialista em Neuropsicologia com formação em Reabilitação Cognitiva pela USP. Trabalha com atendimentos e orientação aos pais.
Atua no Espaço Camila Ferreira com atendimentos na unidade de Bragança Paulista e realizando avaliações nas duas unidades.