Sobre o processo de emagrecimento e melhora na qualidade de vida.

Transtorno de Aprendizagem x Dificuldade de Aprendizagem
17 de julho de 2018
Meu ciúmes é normal?
7 de agosto de 2018

Antes de ser nutricionista estudei comunicação social, letras e ensino de língua estrangeira com abordagem comunicativa. Por mais estranho que possa parecer, toda essa bagagem é muito útil na minha profissão atual. Com isso tudo posso seguramente dizer que existem duas coisas no mundo que não podem ser previstas: o aprendizado e o emagrecimento. Assim como o aprendizado, o emagrecimento é imprevisível pois depende de vários fatores fisiológicos e emocionais, além de exigirem dedicação, determinação e atitude da pessoa em questão.  Portanto, fuja de qualquer escola que garanta aprendizado em alguns meses ou de qualquer nutricionista que prometa te emagrecer em um tempo determinado. Não está nas mãos do profissional.

Longe de mim querer fugir da grande responsabilidade que o profissional nutricionista tem, assim como o professor, de ajudar a mudar a vida de uma pessoa. Procuro fazer isso dá mesma forma que faço com meus alunos, ensinando os pacientes sobre o processo de emagrecimento, sobre sua individualidade em relação a alimentação e ao progresso perante a dieta e, principalmente, sobre o fato de eles terem as rédeas nas mãos para começarem a mudança. Somos mediadores e estamos presentes para orientar e incentivar. O relacionamento e comunicação que se cria com os pacientes desde a primeira consulta, tem muito peso sobre todo o processo de emagrecimento, mas isso é um outro assunto a ser abordado.

Voltando para o processo de emagrecimento. É preciso entender que somos um contexto complexo que deve ser minunciosamente analisado antes de se pensar em perda de peso. A rotina, a quantidade de estresse enfrentada, os hábitos, o funcionamento do intestino, a velocidade que se come e o horário que vai dormir, tudo pode influenciar no quadro de sobrepeso ou obesidade. A consulta é uma investigação e uma aula. Faz parte ensinar ao paciente que contar calorias é uma perda de tempo enorme pelo simples fato de que 100 calorias de pão nunca serão iguais a 100 calorias de carne. Que nosso corpo é uma máquina e que vai metabolizar de formas distintas cada tipo de alimento. Alguns alimentos não te farão ganhar gordura e outros farão. Alguns alimentos te darão saciedade por muito tempo e outros te farão comer igual a civilização moderna tem comido desnecessariamente, de 3 em 3 horas. A fome não pode ser determinada em refeições pontuais. Deixamos de ouvir nosso organismo e não sabemos mais o que é sentir fome. Come-se por obrigação e assim, passamos a sentir algo parecido com fome nos horários estipulados. As porções não podem se determinadas previamente sem sabermos como estaremos naquele instante, naquela refeição. É preciso fugir das dietas engessadas e criar no paciente a autonomia necessária para fazer boas escolhas em qualquer situação, entender como cada tipo de alimento vai funcionar para ele diferentemente de como vai funcionar para o vizinho e saber o que retirar quando não tiver fome ou o que acrescentar quando tiver.

A fome também é uma questão a ser investigada. O desequilíbrio de nutrientes no organismo, o desequilíbrio emocional, a desidratação, a ingestão de alimentos refinados e processados, a falta de fibras e boas gorduras, a regra de comer frequentemente a qualquer custo e o comer demais, influenciam o nosso apetite. A qualidade importa mais do que a quantidade e do que as temidas calorias. O seu sistema imunológico não vai ficar forte de uma hora para outra se você comer no momento em que a doença bater à porta. Não é o famoso pré-treino que vai determinar sua evolução na atividade física. A forma que você se alimenta todos os dias é que vai determinar seus resultados e a maneira que seu organismo vai enfrentar um problema, se o tiver.

Isso tudo não quer dizer que você vai ter que ignorar o fato de existirem deliciosos restaurantes de fast food a sua volta e chocolates incríveis nas prateleiras. Isso quer dizer que você não precisa disso sempre para ser feliz ou para enfrentar a tpm, um dia estressante de trabalho, algo triste que tenha acontecido, dentre outras tantas auto sabotagens. Isso quer dizer que você que comanda sua cabeça e seus hábitos, que merece uma vida saudável e que isso pode ser tão prazeroso quanto um bombom.

O emagrecimento pode ser um processo mais complexo do que se imagina e sua cura deve vir de um acompanhamento profissional e não de uma dieta da internet ou de cardápios inflexíveis. Mesmo com nossas rotinas complicadas e horários rígidos, é possível se planejar para ter por perto bons alimentos na hora da fome. E muitas vezes é preciso não comer pois nosso organismo precisa sim de um tempo sem trabalhar, assim como nós.

A alimentação e os bons hábitos devem ser ensinados e entendidos aos poucos como qualquer outro conteúdo. O que é feito sem consciência, sem entendimento, não dura. Por esse motivo continuo meu trabalho da sala de aula dentro do consultório todos os dias e os resultados, têm sido muito bons e sólidos para aqueles que estão dispostos a aprender e mudar suas vidas para melhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *