O SUICÍDIO É O RESPONSÁVEL POR UMA MORTE A CADA 40 SEGUNDOS NO MUNDO SEGUNDO A OMS (ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE). E, POR CADA PESSOA QUE SE SUICIDA, 20 OU MAIS COMETEM TENTATIVAS. ESTIMA-SE QUE, EM 2020, O NÚMERO DE SUICÍDIOS ATINJA 1,5 MILHÕES DE PESSOAS POR ANO.
A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE CHAMA A ATENÇÃO PARA O CAMPO DA SAÚDE MENTAL COMUNICANDO E RECONHECENDO QUE ESSE TEMA PASSA A SER UMA PRIORIDADE NA AGENDA GLOBAL, INCENTIVANDO A PREVENÇÃO, QUEBRANDO ESTIGMAS E TABUS EXISTENTES SOBRE O ASSUNTO.
ALGUNS DADOS IMPORTANTES DO MINISTÉRIO DA SAÚDE:
DIANTE DISSO PRECISAMOS SABER, AGIR E PREVINIR
Entender que suicídio é um fenômeno complexo que pode afetar indivíduos de diferentes origens, classes sociais, idades e orientações sexuais, mas pode ser prevenido.
Existem os MITOS e as VERDADES sobre o suicídio.
MITOS:
VERDADES:
O QUE DEVE SER FEITO?
Ouvir essa pessoa demonstrando sinceridade e interesse por ela, não condenando e julgando com palavras: Isso é uma covardia”; “Você só quer chamar atenção”; “É por isso que quer morrer?”. Ao contrário disso incentivar a procurar ajuda de um Profissional qualificado certamente é o melhor caminho.
Psicóloga especialista em Cognitiva Comportamental atuando com jovens, adultos e 3a idade.
Viviana é pós graduada na área da saúde mental pela universidade São Francisco Campus Itatiba Atualmente atende nas duas unidades do Espaço Camila Ferreira (Atibaia e Bragança Paulista).