A chegada do segundo filho é caracterizada como um período de ajustamento e traz implicações emocionais para o primogênito quanto para os pais. Esse momento de transição apresenta consequências na interação pai-mãe-criança e, sobretudo, na rotina de cuidados que a mãe destina ao filho, bem como no desenvolvimento cognitivo e socioemocional infantil.
A demonstração de receio e insegurança é normal por parte do irmão mais velho, uma vez que lhe é anunciada a chegada de um irmão, pois a criança que era o centro das atenções, se vê afastada deste lugar. A sua reação pode ser negativa, regredindo em algumas conquistas, como um pedido de atenção e cuidado, uma vez que imagina que a perdeu. Pois o cuidado com o irmão menor é diferente do destinado para o filho mais velho.
Alguns comportamentos por parte dos pais são importantes para aceitação do novo bebê como na relação posterior dos irmãos. Já na gestação converse com a criança sobre o que está acontecendo, para que ela tenha tempo de questionar e aprenda a lidar com a situação colocando seus pensamentos e emoções para fora, envolvendo-a no processo: com a preparação do nascimento do irmão, a escolha do nome, nas compras, valorizando sempre a sua opinião. Após o nascimento, deixe-a ajudar a cuidar do bebê, reforce a sua autoestima elogiando-a e, nas manifestações de ciúmes, não a castigue, converse e explique tranquilamente porque há coisas que não se podem fazer.
Todas as alterações e adaptações a fazer devem ser realizadas antes da chegada do irmão, para que a criança não sinta que está sendo afastada ou tratada de uma forma diferente pelos pais e familiares.
É fundamental que os pais reservem tempo exclusivo para o seu primogênito, para que ele também se sinta importante, e não se esqueçam de que ele não só não cresceu de um dia para o outro, como não está preparado para um maior grau de exigência.
Psicóloga com formação em Psicologia Positiva, faz atendimentos individuais e em grupos com crianças e orientação aos pais. Atende adolescentes e adultos na abordagem Cognitiva Comportamental.
No Espaço Camila Ferreira atende na unidade de Atibaia.