VELHICE: O MOMENTO DE ESPERAR OU TEMER?

Repensando o luto
Repensando o luto
11 de junho de 2020
O que você come determina o quanto você vai comer
29 de dezembro de 2020

Na realidade cotidiana, cada idoso tem uma forma subjetiva de encarar esta fase da vida. Alguns idosos podem se sentir como se estivessem perdendo sua autonomia, tornando-se dependentes, sozinhos, e começam a entrar em contato com a finitude que se aproxima, gerando-lhe sofrimento.

A velhice é o último estágio do ciclo da vida, onde ocorrerá um declínio físico e psicológico, marcado por uma série de mudanças. O reconhecimento da própria velhice pelo sujeito, costuma envolver um olhar devolvido pelo mundo externo ao idoso, seja o olhar de outra pessoa, do espelho ou de algum elemento do dia a dia.

O idoso, por vezes, se angustia quando se depara com a terceira idade, confrontando-se com um corpo que envelheceu, que agora possui rugas, cabelos brancos, carregando consigo uma bagagem de aprendizados e experiências legados pela sua trajetória de vida, sua subjetividade, e a história que pode construir, porém nem sempre o idoso aceita aquilo que os olhos lhe mostram. 

O envelhecimento faz parte de um processo onde o ser humano é acompanhado desde o seu nascer, até a sua morte; e a velhice é o verdadeiro momento, onde esta fase é marcada por inúmeras alterações. Por este motivo, aconselha-se a família junto ao idoso, a procurar um Psicólogo, com o intuito de propiciar um tratamento, onde haverá incentivo ao envelhecimento ativo, participativo, a tomada de decisões a respeito das carências e necessidades; visando a melhoria de sua qualidade de vida, trabalhando a aceitação de suas atuais condições e dando um novo significado para sua vida.

Desta forma, o idoso mudará a própria visão que tem de si, levando em conta que o que envelhece necessariamente é o corpo, e não a mente, sentido-se seguro o suficiente para lidar com esta fase e orgulhando-se de todo caminho percorrido até o agora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *