Muitos casais entram em conflito no relacionamento por causa das expectativas que cada um cria em relação ao outro, cada um espera que o parceiro compreenda que seu jeito de viver ou resolver as questões da vida é o melhor ou mais acertado.
Isso acontece por causa da fidelidade aos valores aprendidos desde a primeira infância, essa verdade fica gravada em nosso inconsciente, seja ela qual for, nem sempre é boa, mas o cérebro grava as experiências, os olhares de aprovação e reprovação, sensações agradáveis e desagradáveis e diante do comportamento do outro aparecem as decepções e frustrações e os sentimentos que motivam os questionamentos entre o casal.
Fica esquecido que o outro também tem suas experiências e sua memória inconsciente que irá atuar diante de um conflito.
Mas como ficam os filhos diante das dificuldades entre os pais, quem está certo, quem está errado….
Os filhos absorvem as verdades de ambas famílias e não conseguem sentir-se inteiros quando precisam tomar partido.
Quando os pais desprezam o parceiro, desvalorizam suas ações, ou de sua família, estão dizendo para seus filhos – metade do que você é não tem valor e isso enfraquece a criança que muitas vezes irá apresentar um comportamento negativo para que esse aspecto seja reparado entre seus pais.
O melhor a fazer é agradecer ao parceiro pelo filho que ele pôde ter, somente este par daria este filho.
As pessoas são diferentes, as vezes a convivência enquanto casal não é mais possível, mas é fortalecedor reconhecer o bom que um dia foi e aprender a desenvolver a gratidão.
A Vida vale muito e as dificuldades são sempre uma oportunidade para o crescimento e o aprendizado.
Psicóloga com abordagem na sistêmica familiar, pós graduada em psicopedagogia e constelação familiar. Atua com conflitos familiares onde desenvolve seu trabalho no individual ou em grupo.
No Espaço Camila Ferreira atende na unidade de Atibaia.