Nossas emoções ao longo do dia podem variar bastante. E quando se diz respeito ao medo, o nosso corpo sofre as consequências com a mensagem vinda da mente que ele precisa estar sempre no limite e em alerta para o perigo. Com isso podem surgir, tensões musculares, aumento de ritmo cardíaco, rigidez no maxilar, suor, tremores ou até uma respiração mais curta, efeitos esses também da tão falada ansiedade!
A fim de lidarmos com isso, embora possa demorar um pouquinho para dominar essa rotina, segue adiante uma técnica simples que você pode usar para enfrentar a tensão física e ficar mais relaxado (a), porque a final das contas o momento pede que você relaxe!
RELAXAMENTO “TENSIONE E SOLTE”
Comece se sentando em uma cadeira confortável ou se deitando em um sofá ou até sentado em um carro. Respire profundamente por alguns momentos.
Na sequência, respire profundamente por alguns minutos. Repita os movimentos musculares, só que agora conte até 5 e depois diga “soltar” silenciosamente para si mesmo, conforme relaxa. Entre cada grupo muscular faça um intervalo de 15 a 20 segundos.
Tente, experimente!
Procure aplicar nas semanas que você passou com uma rotina mais desgastante e tensa. Não resolverá seus problemas, mas te ajudará a ter mais clareza e leveza para resolvê-los!
Técnica criada por Robert L. Leahy
Psicóloga especialista em Cognitiva Comportamental atuando com jovens, adultos e 3a idade.
Viviana é pós graduada na área da saúde mental pela universidade São Francisco Campus Itatiba Atualmente atende nas duas unidades do Espaço Camila Ferreira (Atibaia e Bragança Paulista).