Afetividade

Será que ele me ama?
4 de setembro de 2018
REALIDADE VIRTUAL – A TECNOLOGIA ALIADA A PSICOTERAPIA
9 de outubro de 2018

Definida como o conjunto de fenômenos psíquicos que são experimentados e vivenciados na forma de emoções e sentimentos, a afetividade é geradora de comportamentos que podem ser positivos ou negativos ao nosso bem estar.

Nosso comportamento, dessa forma é consequência de pensamentos e crenças que nasceram de experiências na interação com o outro, seja este a família ou  a sociedade.

Para mudar um sentimento é necessário reviver uma experiência através da memória e conseguir transforma-la a partir de um novo olhar que precisa da carga emocional e redefinição de crenças e pensamentos.

Um exemplo de um caso que pude acompanhar foi o de um homem de 40 anos, dependente químico, que  na adolescência perdeu um primo afogado  num lago onde ele e outros primos se divertiam. Esse fato gerou crenças e sentimentos que levaram-no a se colocar sempre em situações de extremo perigo, seu sentimento era de profunda tristeza, acreditando que não tinha mais o direito de ter uma vida feliz.

O tratamento para essa pessoa é a transformação de seus sentimentos e crenças. Neste caso o afeto que ele tinha pelo primo, com a experiência vivenciada nesta situação, gerou comportamentos auto destrutivos e crenças extremamente negativas sobre si mesmo.

Este homem, foi internado em clínicas para dependente químico e faz tratamento com psicólogo e psiquiatra, sua família também envolveu-se no tratamento.

Atualmente está casado e tem uma filha com 10 anos de idade, por amor a sua filha e pelo amor que tem recebido de sua família,  está conseguindo libertar-se de sua dor pela perda do primo e esta conseguindo agora aceitar que é merecedor do amor de sua família e luta para manter-se longe das drogas.

Com este exemplo, é possível compreender como as relações e experiências afetivas podem desenvolver crenças e gerar nossos comportamentos e é preciso perceber e decidir  em que direção queremos levar nossas emoções.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *