O que é estresse?

Sobre estar sozinho…
9 de janeiro de 2018
EPIGENÉTICA E SUA DEFINIÇÃO GERAL
23 de janeiro de 2018

O estresse é uma reação imediata do organismo a qualquer situação experimentada pelo indivíduo como perigosa, onde há uma preparação física e emocional do corpo para luta ou fuga.

Nos dias de hoje, o homem está diretamente exposto a situações estressantes devido ao que é oferecido pelo mundo moderno, e a resposta do organismo ao estresse não é suprimida.

Podemos entender que existem vários fatores estressantes como a pressão constante no ambiente de trabalho, problemas financeiros e de relacionamento, trânsito nas grandes cidades e etc.

Temos que ficar sempre atentos aos primeiros sinais do estresse, pois é exatamente na fase de alerta (que vamos falar a seguir), que o indivíduo consegue perceber que algo de errado e fora de sintonia esta acontecendo.

As três fases do estresse

Fase de alerta

A fase de alerta é considerada a fase positiva do estresse onde a descarga de adrenalina intensa torna o indivíduo mais atento, mais produtivo e motivado.

Fase de resistência

A fase da resistência é caracterizada pela mudança de comportamento, e acontece quando a fase de alerta se mantém por um tempo prolongado, ou se acumulam vários fatores estressores.

Devemos ter cuidado para não passar para a próxima fase (fase de exaustão).

Fase de exaustão

A última fase do estresse é a exaustão, considerada a fase do aparecimento de doenças, onde um importante desequilíbrio interior acontece devido a vulnerabilidade do organismo.

O indivíduo não consegue mais viver o seu dia a dia, onde o rendimento e a produtividade são prejudicados. Portanto o estresse afeta diretamente o sistema imunológico tornando o organismo menos resistente.

Sintomas do estresse

Os sintomas do estresse são indefinidos, e podem ir desde uma dor de cabeça, distúrbios do sono, irritabilidade, cansaço, dificuldade de concentração ou tensão muscular, dificuldades respiratórias, dificuldades de memória, problemas digestivos, pressão arterial alta, problemas cardíacos, e até mesmo distúrbios psíquicos como síndromes, depressão e pânico.

Oito dicas para lidar com o estresse e aliviar a tensão

  1. Corte atividades ou delegue tarefas;
  2. Controle a respiração e relaxe os músculos;
  3. Não leve problemas do trabalho para a casa, e vice versa;
  4. Descubra o que te irrita e priorize tarefas;
  5. Use humor para reduzir a tensão.
  6. Faça exercícios. Eles aliviam a tensão;
  7. Durma mais cedo para ter mais força para lidar com o dia a dia;
  8. Procure se alimentar adequadamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *