Epigenética estuda o impacto de componentes ambientais que influenciam modificações do genoma herdável, segundo diversas pesquisas realizadas pelo Center on the Developing Child – Harvard University.
Significa dizer que, se uma criança é exposta a estressores tóxicos como pais agressivos, negligentes, situações de abusos, ambientes estressantes constantes, estas são vulneráveis a desenvolver diversos transtornos como os de ansiedade, depressão, esquizofrenia, ou mesmo câncer e transmitirão geneticamente essa alteração para seus filhos, netos, enfim, gerações futuras.
Constelações familiares e Terapia psicológica ajudam a identificar em que geração foi vivido o estressor tóxico que modificou o comportamento de toda a cadeia familiar desencadeando situações de sofrimento para diversas gerações.
É através da conscientização da dor vivida pelo antepassado que se torna possível libertar-se do quadro de sofrimento.
O sistema familiar se constrói pelo sofrimento e com a esperança de modificação a cada novo elemento que entra no sistema, no entanto, enquanto não fica esclarecida a origem do sofrimento, as gerações futuras tendem a repetir comportamentos que geram dor e situações estressantes. A ansiedade entre outras coisas está relacionada ao medo da morte, por isso a necessidade de alto controle de toda a situação vivida na tentativa de assegurar o futuro. Mas quem na família realmente vivenciou uma situação real de perigo?
A baixa estima, auto-desvalorização, estão relacionadas a situações de humilhação que alguém da família pode ter vivido constantemente gerando alteração genética, os ascendentes nascem com esses sentimentos e comportam-se de tal forma que a própria vida confirme essa “verdade”.
Quando se compreende o sistema criado através de uma Constelação Familiar ou Terapias diversas dentro da Psicologia é possível a libertação do sentimento para si e para as gerações futuras desta família e uma nova modificação epigenética ocorre favorecendo o equilíbrio e a verdadeira busca da vida com prazer e alegria.
Psicóloga com abordagem na sistêmica familiar, pós graduada em psicopedagogia e constelação familiar. Atua com conflitos familiares onde desenvolve seu trabalho no individual ou em grupo.
No Espaço Camila Ferreira atende na unidade de Atibaia.