Demência

O que você come determina o quanto você vai comer
29 de dezembro de 2020
Ensinar Valores e Princípios aos Filhos
12 de janeiro de 2021

O que é? Você já ouviu falar ou sabe o que é e como pode ser caracterizada?

As demências podem ser caracterizadas por um conjuntos de sintomas com declínio neurocognitivo de modo gradativo e global de pelo menos duas funções neurológicas, dentre elas perda de memória, confusão mental, mudanças de personalidade, apatia e dificuldades de executar as tarefas do dia a dia, causando prejuízos na vida diária e social dos indivíduos, se agravando com o passar do tempo.

As demências mais conhecidas são: Demência com corpos de Lewi; Demência frontotemporal; Demência Vascular assim como Demência causada por Alzheimer.

A predominância está associada a indivíduos mais velhos, no entanto, em alguns casos pode acometer também indivíduos mais novos (abaixo de 65 anos). As causas pelas quais as pessoas contraem ainda são desconhecidas, em alguns casos estão associados a fatores orgânicos, genéticos assim como a estilo de vida.

O diagnostico geralmente é feito por um médico com parceria de uma equipe de multiprofissionais através de exames de imagem, histórico clinico, anamnese, exames laboratoriais, neurológicos e avaliação neuropsicológica.

Quanto ao prognostico, para maioria das demências não tem cura, no entanto, há tratamento medicamentoso além de ser de fundamental importância o tratamento de toda a estrutura que envolve o indivíduo (desde parentes e cuidadores) para ajudar a lidar com sintomas e melhorar a qualidade de vida.

Hoje o que se sabe, é que há uma grande preocupação com estudos a respeito dessa temática em todo o mundo, pois, com o passar dos anos, é visível aumento na estimativa de vida da população, gerando assim, uma preocupação com o envelhecimento saudável.

Referência:

ARAÚJO, O. Claudia Lysia; NICOLI, Juliana Silva. Uma revisão bibliográfica das principais demências que acometem a população brasileira. São Paulo, junho 2010: 231-44. Disponível:https://revistas.pucsp.br/index.php/kairos/article/view/4872/3458 . Acessado em: 29/12/2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *