Avaliação Neuropsicológica

Insulina e obesidade
Insulina e obesidade
10 de março de 2020
Desafios da cnvivência a dois na quarentena
Desafios da convivência a dois na quarentena
7 de abril de 2020

Vamos falar um pouco a respeito de Avaliação Neuropsicológica. Você já ouviu falar a respeito? Sabe do que se trata e para que serve?

A neuropsicologia não é uma ciência assim tão antiga, nasceu ainda no século XX e tem como principal objetivo o estudo e análise do funcionamento das funções cognitivas cerebrais, tais como memória, atenção, concentração, planejamento de ações, processamento auditivo e visual entre outros;  bem como a análise das disfunções cerebrais através do comportamento, auxiliando em muitos casos, no diagnóstico diferencial de transtornos e déficits cognitivos das funções neurológicas. Têm como objetivo ainda, auxiliar a identificação de lesões cerebrais sutis ajudando, a condução do tratamento de lesões cerebrais assim como, intervenções, evoluções e reabilitação.

Os métodos utilizados para avaliação neuropsicológica são diversos instrumentos psicométricos como: testes psicológicos, escalas de rastreio assim como instrumentos qualitativos como entrevista estruturada de anamnese para colher informações prévia de histórico familiar e social de cada indivíduo. 

Em alguns casos, é realizado o trabalho interdisciplinar de todos os profissionais que acompanham o analisado, tais como: pediatras, professores na avaliação de crianças, ou cuidadores na avaliação de idosos. 

Ao final, é possível traçar o perfil cognitivo geral, assim como as potencialidades de cada indivíduo, e entregar um laudo neuropsicológico com os resultados a respeito as melhores intervenções, auxiliando no prognóstico e intervenções futuras, possibilitando ao individuo o entendimento dos déficits cognitivos, de desempenho ou emocional que podem está relacionado algum quadro neurológico.

Procure um profissional especializado, aqui fazemos Avaliação Neuropsicológica.

Referência:
MÄDER, Maria Joana. Avaliação neuropsicológica: aspectos históricos e situação atual. Psicol. cienc. vol.16. Brasília 1996. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98931996000300003>. 
Acessado em: 16 de março de 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *