Nutrição e o Câncer

A Renúncia
22 de maio de 2018
Quando os filhos começam a mentir?
19 de junho de 2018

O câncer assusta muito as pessoas por não ser uma doença previsível e concreta, ou seja, por possuir manifestações clínicas muito diferentes entre si. Além disso, pode acometer animais e pessoas, independente de raça, sexo e idade. A sua cura não está em um único tratamento, mas sim em uma combinação deles por tratar-se de uma doença multifatorial.

As causas que podem vir a afetar o DNA de uma célula e desenvolver um câncer, são inúmeras, uma delas é a hereditariedade. Porém, dois gatilhos em destaque são considerados controláveis por serem fatores comportamentais como o fumo e a alimentação. Tudo o que você come com frequência, pode tornar seu organismo mais forte ou um ambiente propício para o crescimento e desenvolvimento desta doença tão temida.

Apesar de cada câncer possuir uma característica diferente, todos seguem padrões em suas fases de desenvolvimento. Em todas estas fases, o alimento tem papel importante. Seja na sua prevenção, bloqueio na transformação de um tumor latente (que todos possuímos) em câncer e até nos tratamentos paliativos, os alimentos têm grande influência tanto positiva, quanto negativa.

Com suas moléculas fitoquímicas, que possuem papeis muito superiores as conhecidas vitaminas antioxidantes, alguns alimentos podem, por exemplo, interferir na criação de vasos sanguíneos ligados a doença, tirando assim o poder de torna-lo mais forte e espalhar pelo organismo em forma de metástases. Por outro lado, o açúcar, carboidratos simples, conservantes e corantes, contribuem de forma significativa para o surgimento e/ou desenvolvimento.

De forma geral, alimentar-se de maneira variada e dar preferência a alimentos in natura ao invés de industrializados, é a melhor regra para não contribuir com a doença. Já de forma individual, é sempre importante ter o acompanhamento de um bom profissional nutricionista que ajustará sua dieta levando em consideração suas necessidades e, potencializando assim, todos os benefícios de uma boa alimentação na manutenção ou melhora da sua saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *